Menu Fixo

Menu-cat

13 agosto, 2013

Opinando ...



Dica de livro :  A cidade do sol , do autor Khaled Hosseini  , ano: 2007.
  
 A Cidade do Sol é um  livro luzido,  que narra a vida de duas mulheres aparentemente muito diferentes, e  que inesperadamente se cruzam,- graças à imprevisibilidade da guerra que se abate sobre o Afeganistão.A literalidade deste livro consiste na beleza e na força de um laço de amizade que não se rompeu com as dificuldades e sofrimentos .
    Mariam tem 33 anos ; seu pai não a aceita porque ela nasceu de um relacionamento extraconjugal e a mãe se suicida quando a filha decide conhecer a família paterna.Órfã aos 15 anos, ela é obrigada a se casar com um sapateiro 30 anos mais velho, que deseja mais que tudo ser pai, uma vez que seu único filho morreu ainda bebê. Mariam, embora seja sua esposa, nada mais é que uma empregada; só passa a ser tratada com dignidade quando engravida, mas o destino lhe prega uma surpresa ao lhe negar a possibilidade de ser mãe. Impotente, não lhe resta senão a resignação diante dos maus tratos do marido.
   Laila é a outra personagem principal , que reside na mesma rua que o casal, tem vinte anos a menos que Mariam, mas sua trajetória também sofre uma profunda transformação. Aos 14 anos, ela é educada pelo pai, um professor liberal, já que a mãe sofre com uma profunda depressão. Ela frequenta a escola, é inteligente, tem muitos planos para o futuro, que não incluem um matrimônio, nem filhos.A garota se apaixona por Tariq, mas ele e seus familiares são impelidos a deixar Cabul, por conta do acirramento da guerra; Laila, porém, escolhe permanecer ao lado dos pais, mas logo depois da partida do amado descobre que está esperando um bebê. Pouco tempo depois sua família também opta pelo exílio,  ela se insurge contra estes planos e, no dia da partida, um míssel estilhaça os sonhos tecidos e somente a garota permanece viva.
   E nessa improbabilidade de acontecimentos tão sofridos que as vidas de ambas se entrelaçam e Laila é abrigada por Mariam e Rashid( o qual propõe à menina que se una a ele e lhe dê os filhos desejados) . A garota, sem outra saída, engana o sapateiro e lhe diz que está grávida dele -  sendo que na verdade está grávida de Tariq. Mariam e Laila  se aliam para cuidar da criança, Aziza, desprezada pelo suposto pai por não ser um homem. Mariam passa a ser ainda mais desprezada pelo marido , e é nesse momento que Laila se compadece e se une a Mariam , germinando entre as duas um lindo laço de amizade , que perdura eternamente .
   O final do livro é emocionante , não irei relatar neste artigo , deixarei no ar a curiosidade  que irá instigar você leitor a ler o  livro e se deliciar com essa linda história.                                               
   Ler nos permite viajar sem sair do lugar , e a vida carece de BOAS histórias , sejam elas lidas  ou vividas.
   E por fim deixo uma frase marcante do livro :

"Só há uma coisa na vida que precisamos aprender, e ninguém ensina isso nas escolas. A capacidade de suportar."
A Cidade do Sol

Até mais ! 

Lorraine Dobrovosk 

Nenhum comentário:

Postar um comentário