Menu Fixo

Menu-cat

22 outubro, 2013

COLUNA 6

6 ESCRITORES QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Clarice Lispector 

Já ouvi falar de Clarice Lispector? Já? Sabia. Foi no facebook né? Clarice Lispector é dona das frases mais comentadas e compartilhadas nas mídias sociais,  desde frases de amor até de alto ajuda. Não! Não mesmo. Clarice não escreve esse tipo de coisa,  porque conselho de amizade e superação é coisa, e não é de Clarice. Ok? Não saia compartilhando, o dando ctrl c e ctrl v em textos da internet com nome de Clarice, pois nem tudo é Clarice. Ah, e infelizmente nossa "diva" já morreu, e não tem dando nenhuma entrevista por aí. tsc tsc 
 Mesmo com todas essa qualidades nunca fui fã de Clarice. Sei lá pessoas que gostam de Clarice sempre me deram um "nojinho", por serem metidas a cultas. Então tive o primeiro contato com ela, no conto “A galinha”, comecei devagar, com um conto leve, gostoso e divertido. E confuso! Normal, afinal era Clarice Lispector. Precisei ler mil e novecentas vezes (que hipérbole), mas tive que reler para entender. Pois ler Lispector é dessa maneira. Depois, me atrevi a ler Paixão segundo Gh, com aquela coisa de terceira perna e não sei mais o quê. Desisti. Traumatizei! Não quis saber dessa tal "monstro da literatura", Clarice Lispector.
  Até que conheci Macabéa, que paixão, que amor, que doçura. Conheci-a em “A hora da estrela”,livro de quem? Dela mesma Clarice Lispector. Nesse livro apaixonei pela personagem nordestina e inocente, revoltei com Olimpo e surpreendi-me ao ler um narrador contando a história de uma personagem e ao mesmo tempo narrando sobre sua vida ao escrever a personagem. 
  Nunca tinha lido algo assim. Era diferente. Era Clarice Lispector! Por que conhecer Clarice Lispector? Porque ela é uma das melhores escritoras (contos e romances) do Brasil. Modernista, feminista e genial. Tinha como peculiaridade, a epifania de seus personagens. Além de ter sempre a mulher como centro de suas obras.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário