Menu Fixo

Menu-cat

13 novembro, 2013

Coluna 4



Livro : PASSAGEIRO DO FIM DO DIA 
Autor: Rubens Figueiredo 



   O romance narra o percurso de Pedro o personagem principal até o Bairro do Tirol um bairro humilde,violento e cheio de injustiças , onde mora sua namorada Rosane. O livro narra o que passa na consciência de Pedro durante a viagem de ônibus , onde ele começa a observar e pensar sobre o que acontece dentro do ônibus e nas ruas.
  O livro de Rubens Figueiredo, faz uma critica a reificação , que é a perda do humano , onde ele também mostra por meio de vários cenários a humilhação e o preconceito sofrido por alguns personagens descritos na obra.
  O livro de Rubens Figueiredo, possui características da pós- modernidade , e também faz uma denúncia as mazelas sociais.
  Esse livro pode ser considerado uma narrativa pós- moderna e não linear , onde a narrativa apresenta cortes , a qual essa característica é própria do autor , e por isso o leitor deve ficar atento para não se perder ao ler o livro.
  Vale muito a pena ler esse livro , ele é muito interessante e nele o leitor pode  perceber a ligação entre  literatura e sociedade e fazer uma reflexão social.
   
      Biografia de Rubens Figueiredo
  Nasceu no Rio de Janeiro (RJ) , em 1956 . Formado em letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro , é tradutor e professor de português e tradução literária . Em 1998 seu livro de contos As palavras secretas recebeu os prêmios Jabuti e Arthur Azevedo . Rubens Figueiredo também é autor de contos de Pedro e Barco , ente outros . 




Nenhum comentário:

Postar um comentário