Menu Fixo

Menu-cat

09 julho, 2014

Copa Literária- Falando sobre a Literatura alemã


                                 Literatura  Alemã
                        
 
                    

        A literatura da almanha passou por várias fazes, a Medieval, o Barroco, o movimento Sturm und Drang, Romantismo,o Naturalismo, o Expressionismo e o Dadaísmo.
        No período da literatura medieval foram escitas as primeiras obras das quais se tem conhecimento no país. Nesta época, os autores escreviam em latim e em alemão alto antigo.  
       O barroco,  é um período considerados como um dos mais ricos em poesia e prosa. Refletindo as experiências e traumas da Guerra dos 30 Anos, séries de combates entre diversas nações europeias, surgiram obras como as de Andreas Gryphius e Daniel Caspar von Lohenstein, que recontavam temas violentos.
      O movimento  Strurm und Dreang durou de 1767 a 1785. Neste momento, o autor mais conhecido é Goethe, autor de Os Sofrimentos do Jovem Werther. Além dele, surgem escritores importantes como Klopstock, J. M. R. Lenz, Friedrich Müller e Schiller. Após o Sturm und Drang, entra em cena o Período Clássico, muitas vezes comparado com o Romantismo. 
      O romantismo aparece após o período clássico  Neste movimento, originado no fim do século XVIII, as características principais das obras são fortes emoções, liberdade e imaginação.
      O Naturalismo, mais voltado ao cinema e ao teatro com a ideia de apresentar uma ilusão perfeita da realidade.
      O Expressionismo, no qual os autores prezavam pela distorção da realidade para causar sensações diferentes no público. Esta escola ficou bastante famosa no que se refere ao cinema.
      O Dadaísmo,  foi um protesto contra a própria arte e as barbáries da guerra, influenciando o Surrealismo de Breton, Dalí e Buñuel e obras entre os anos de 1830 a 1850. 
      Na atualidade, a literatura alemã ganha a cada ano mais espaço no mercado internacional. Como mostra a reportagem abaixo:
                        
















            

Nenhum comentário:

Postar um comentário