Menu Fixo

Menu-cat

09 julho, 2014

Copa Literária - Literatura Argentina

 Literatura Argentina 


 Se tratando de Literatura Argentina, acredito que o país não tenha rivalidade na área de literatura quanto na área futebolística, pois é evidente que ambos países tem um rico acervo de cultura e de produção literária. É engraçado pois esse ano ainda, li um obra de um escritor brasileiro, Daniel Galera, chamada  “Cordilheira”,e a trama de Galera se ambientava em Buenos Aires, na Argentina. Coincidência ou não, a personagem protagonista do livro era uma escritora brasileira que foi homenageada pela crítica argentina perante a sua obra literária, voltando a história, o autor consegue descrever cenários lindos de uma Argentina maravilhosa.

 Tá, ok ! Mas voltando a Copa Literária, com algumas pesquisas percebi que Argentina  tem importantes influências europeias. Buenos Aires, a seu capital cultural, é amplamente caracterizada pela prevalência de pessoas de ascendência europeia e da imitação consciente dos estilos europeus na arquitetura. Outra influência importante, os gaúchos e seu estilo de vida tradicional auto-suficiente. Finalmente, tradições indígenas americanas (como infusões de erva-mate) foram absorvidas pelo ambiente cultural geral. A Argentina tem uma rica história literária, bem como uma das indústrias de publicação mais ativas da região. Os escritores argentinos têm um lugar proeminente na literatura latino-americana desde que se tornaram uma entidade totalmente unida em 1850. Jorge Luis Borges, o escritor mais aclamado, encontrou novas maneiras de olhar o mundo moderno de forma metafórica e filosófica e sua influência estendeu-se a escritores de todo o mundo. Borges é mais conhecido por seus trabalhos em contos como Ficciones e El Aleph.

 No link abaixo, segue uma dica, que achei em um dos sites legais cacei  do site Homo Literatus, site brasileiro, postado por Vilto Reis em que o mesmo enumera uma lista de 10 autores argentinos que todos precisam ler.


http://homoliteratus.com/10-livros-de-escritores-argentinos-que-voce-precisa-ler/

Nenhum comentário:

Postar um comentário