Menu Fixo

Menu-cat

02 julho, 2014

Entrevista com: Elysanna Cardozo Louzada

  Entrevista com: Elysanna Cardozo Louzada

Autora de: Herdeiros do Trono, Círculo de Fogo, Uma Lição de Amor e Eu Sou o Galo.




1 - Como surgiu a ideia de escrever Herdeiros do Trono? De onde veio sua inspiração?

A própria vida é inspiradora. O escritor deve ser um bom observador do cotidiano e das relações humanas. É desse contexto que saem minhas histórias.
Em se tratando do Herdeiros do Trono, ele surgiu de minha vontade de falar com os jovens sobre valores como fé, amor, esperança e também sobre escolhas e suas implicações na vida. Gosto de escrever nas dedicatórias do primeiro volume que “o destino é lugar para onde nossas escolhas nos levam” – essa é a grande mensagem do livro 1.

2 - Você tem algum autor, filme ou obra literária que lhe inspira na hora de criar personagens?

Isso varia muito. Eu procuro criar personagens baseadas em tipos de personalidades e nos arquétipos. É como uma colcha de retalhos.  No começo da trama eu tenho um esboço, mas à medida que a narrativa foi se desenrolando, cada personagem, principalmente os protagonistas, ganham vida e passam a me conduzir de acordo com suas características e não o contrário.


3 - Como foi o processo de produção livro? Você demorou quantos meses para escrevê-lo?

O planejamento da trilogia Herdeiros do Trono e a escrita do primeiro volume levaram cerca de dois anos. Já para escrever o Círculo de Fogo e o meu novo romance, Uma Lição de Amor, foram necessários cinco meses cada um.

4 - Como é a vida de uma escritora? É só escrever, mandar para a editora e pronto? Como é a rotina desse profissional?

Ser escritor requer vontade. É uma carreira que exige dedicação (como qualquer outra). Quanto ao processo editorial, não é só enviar. A partir do momento que o manuscrito é aceito, começa o trabalho de revisão, copidesque, diagramação, escolha da capa... Depois, vem o trabalho de divulgação em Bienais, Feiras Literárias e Escolas. Além disso, sempre reservo um tempo para responder as mensagens dos leitores.

5 - Qual seria a dica/conselho que você daria para quem quer ser escritor e mora aqui no Sul do Estado do ES. Que temos poucos escritores locais conhecidos.

Eu acredito que hoje, com o “boom” das redes sociais, dos Blogues, Vlogues e Instagrans literários, o fato de estar no interior não é empecilho para se tronar um escritor de projeção nacional. Além disso, a chegada da Amazon veio para “sacudir” o mercado. Estar em um grande centro facilita o acesso aos eventos literários, mas o grande diferencial é sua rede de contatos e, é claro, a qualidade do seu livro. Portanto, estude, leia bastante e faça cursos específicos para a formação de escritor.
 

6 - Porque as pessoas deveriam ler Círculo de Fogo?

Porque é uma história incrível (risos). Bem, eu garanto que Círculo de Fogo, tem ação, do início ao fim, e lindas cenas de romance. Além disso, há muitas reviravoltas na trama e surpresas que vão deixar o leitor de “queixo caído”.

Obrigado pela atenção.
Equipe “ELEA”


Um comentário:

  1. Olá, pessoal. O post ficou ótimo. Espero que os leitores do blog gostem.
    Grande abraço,
    @ElysannaLouzada

    ResponderExcluir