Menu Fixo

Menu-cat

30 maio, 2015

Projeto “Geloteca” em Cachoeiro de Itapemirim

A Secretaria Municipal de Cachoeiro de Itapemirim irá implantar um novo projeto chamado “Geloteca”, no qual uma geladeira sem serventia será utilizada para guardar livros e revistas que ficarão a disposição do público cachoeirense para leitura. É uma novidade muito bacana, pois nosso município não tem um SEBO (em funcionamento) e só há uma livraria na cidade, com preços nada acessíveis, contudo mais pessoas poderão ter acesso a leitura. Além dos livros, a geladeira possui revistas, livres, e até gibis.
Vale lembrar, que os “usuários” da “Geloteca” podem levar os livros para casa, mas o objetivo do projeto é pegar um livro, e deixar outro no local, assim outras pessoas também terão contato com as obras literárias. 

O objetivo é semear a leitura no “coração” da cidade e assim ganharmos mais “amantes da literatura”, porque em Cachoeiro tem muito blogueiro, vlogueiro, além de um grande número de pessoa que escreve, lê, e discute sobre literatura.


A ideia da “Geloteca” já havia sido implantado em outros estados do Brasil, como a cidade de Mairiporã, região metropolitana de São Paulo, em que a professora Mery Carla Matos do Nascimento, que atuava nos 5ºs anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guilherme Hanemann, colocou-a em prática.



Nesta sexta, dia 29 de Maio, a secretária de cultura de Cachoeiro, Joana D'Arck,  comentou numa entrevista ao jornal ESTV sobre o evento:  “A ideia é que essa geladeira vai ficar na Praça de Fátima, as pessoas vão se servir, será um self service. Pode ler na hora, pode levar pra casa, com compromisso de colocar outro no lugar. Não tem a formalidade do cadastro. Uma literatura bem livre, bem à vontade, para as pessoas sentirem prazer  no mundo da leitura”.


O lançamento oficial será amanhã, no domingo, dia 31, a partir das 9 horas da manhã na Praça de Fátima ( Beira Rio), onde ocorrerá várias apresentações de teatro para animar o público esperado.
Vamooos galeraaa. Eu que não vou perder essa, já separei alguns livros para por na “geloteca”.
Segue abaixo a programação:

9h – Abertura
9h10 – Apresentação da peça de teatro “A comédia da Esposa Muda” - Grupo Galpão, dirigido e adaptado pelo professor Armstrong Godoy. Apoio das escolas “Professor Claudionor Ribeiro”, CEI “Áttila de Almeida Miranda” e “Liceu Muniz Freire”.
10h - “Apresentação da peça de teatro “O Casamento da Dona Baratinha”, com grupo Ela de Teatro.
10h40 – Divert Fest com brincadeiras
11h30 – Turma do Beleza com participação dos personagens infantis: Priscila (TV Colosso), Piu-piu, Frajola, Ursinho Puff e Tigrão.




Um comentário: