Menu Fixo

Menu-cat

29 junho, 2015

Parabéns, Cachoeiro !!

“O dia de São Pedro” é uma das crônicas do nosso amado Rubem Braga que remete ao padroeiro de nossa cidade e também a nossa data de festança. Além de ter uma das citações mais conhecidas do cronista “quando eu lhe disser em voz baixa:  eu sou lá de  Cachoeiro ... . Abaixo lê-se fragmentos da deliciosa crônica de R.B. 
Boa leitura !!!


O DIA DE SÃO PEDRO

Tem Cachoeiro de Itapemirim seu dia, que é o de São Pedro, seu padroeiro. Fosse eu escolher um santo para minha cidade e não  haveria de querer outro.  (...)  Apesar de  meus pecados ( que são muitos, ainda que tristes, pois - Ai de mim! - os melhores sempre foram apenas por pensamento) sempre tenho a confiança de que não serei maltratado na porta do Céu, e mesmo que São Pedro tenha ordem para não me deixar entrar ele ficará indeciso quando eu lhe disser em voz baixa: “ eu sou lá de  Cachoeiro ... ”

É possível que gente de outras terras ache graça ou exagero no culto que os cachoeirenses temos pela nossa terra. Ela será  melhor que outras. Não é para ser, nem para fingir que é. Mas  nesse carinho egoísta de um homem pela sua cidade cada um de nós sente alguma coisa de superior ou de bom.  (...) Ele seria melhor se por um minuto ele todo pudesse ficar  animado desse espírito fraternal, que  desconhece todas as divisões, e que sempre foi a inspiração do Dia de Cachoeiro.

Maio, 1951


Nenhum comentário:

Postar um comentário