Menu Fixo

Menu-cat

13 julho, 2015

“Tava pensando” : José de Alencar x Além do tempo

Nesse planeta louco chamado “terra” nada é por acaso, ou até é mesmo e a gente não sabe. O que eu estava pensando ( na verdade, pensei ?!) foi na analogia entre as cenas das novela da seis da Rede Globo, “Além do Tempo” e a obra literária do clássico autor romancista José de Alencar , “O gaúcho”.


Deixa eu explicar melhor: Além do Tempo, escrita por Elisabeth Jhin,  é a nova novela das seis, que estreou no lugar de Sete Vidas, a obra de época tem como cenário o sul do Brasil.     Na verdade a produção da novela gravou nas cidades de Garibaldi, e São José dos Ausentes devido as construções coloniais, assim acentuaram melhor o cotidiano dos moradores de Campobello, a cidade fictícia da trama.


Ao final do primeiro capítulo, o mocinho Felipe , interpretado por Rafael Cardoso, que retorna ao Sul do Brasil, tenta salvar a mocinha Lívia, interpretada por Alinne Moraes,  de um acidente à cavalo, por conta da cena o cenários/ beleza do local aparece na tela e revela uma paisagem exótica e paradisíaca de um Sul encantador.




Com isso lembrei da obra, “O gaúcho”, de José de Alencar, que nos apresenta a história de Manuel Canho que tenta vingar a morte de seu pai nas terras dos pampas gaúchos, como no trecho do inicio da obra “ Ao pôr do sol perde o pampa os toques ardentes da luz meridional. As grandes sombras desdobram-se lentamente pelo campo fora. É então que assenta perfeitamente na imensa planície o nome castelhano. A savana figura realmente um vasto lençol desfraldado por sobre a terra e velando a virgem natureza americana”.




Para quem não conhece a obra de José de Alencar, abaixo está à foto de uma das capas de “O gaúcho”, é uma ótima dica de leitura. E para quem é fã de novela como eu, aprecie as cenas belíssimas da novela Além do Tempo. 


Confiram o  vídeo com cenas da novela:


Nenhum comentário:

Postar um comentário