Menu Fixo

Menu-cat

01 janeiro, 2016

Resenha Crítica: Ataque do Comando P.Q , de Moacyr Scliar

       Desta vez, na série de livros "Descobrindo os Clássicos", Moacyr Scliar cria uma aventura moderna e informatizada calcada no clássico "Triste Fim de Policarpo Quaresma", do mestre Lima Barreto. A história é instigante desde o começo, além de conter uma linguagem rápida e bem atual. O autor nos apresenta o gênio da informática, da pequena cidade de Curuzu.    


O jovem Caco, que com suas habilidades com computadores tem a missão de descobrir o hacker invasor do sistema da prefeitura. 
O prefeito Ildefonso conta com a ajuda do adolescente para achar o espertinho. Dentro da história, o hacker de computador ataca inúmeras  vezes:  enviando mensagens em tupi guarani na tela dos computadores, depois em forma de formigas transparece nas telas computadores como um vírus e por último a cadeia coordenada por computador é aberta apenas com um clique. Tudo obra do nerd do mau.         


Todas as ações da obra concatenam com a história de Policarpo Quaresma, desde o fato de Policarpo lutar pela volta do tupi guarani até o fato do sítio na qual o personagem se muda ser na mesma região que acontece a trama moderna de Scliar.

O legal é que Caco precisa ler o clássico de Lima Barreto para conseguir assimilar as pistas do hacker com os acontecimentos do clássico de Barreto. Com ajuda do professor Roberto, seus amigos, Coruja, e da sua paquera, Beatriz, Caco consegue achar o verdadeiro estrategista do Comando  P.Q - que intitula a obra. 

Por fim a obra se torna um tesouro. O leitor conhece a história de um dos clássicos da Literatura Brasileira, por meio dos trechos  e das referências da obra de Barreto, deste modo a leitura é prazerosa e rápida.

6 comentários:

  1. Olá, gostei muito do seu blog, e já estou participando, gostaria de lhe convidar para conhecer e participar do meu e da minha Fan page!

    http://penteadeiradaanapaula.blogspot.com.br/

    https://www.facebook.com/penteadeiradaana/

    Desde já Agradeço


    Ana Paula Marçal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Paula! Que bom que gostou do nosso blog!
      Retribuiremos a generosidade em sua página e blog ;)
      bj, volte sempre!

      Excluir
  2. Não conhecia esse livro, parece ser bem legal, além de ter referências de um dos clássicos da literatura, deve ser bem bacana, assim da pra conhecer um pouco da literatura brasileira sem ser tão exaustivo :D
    Beijos :*
    http://www.coisasdarah.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rayana. Ficamos felizes por ter gostado da resenha, super indico o clássico repaginado pelas mãos de Moacyr Scliar!
      Beijão, volte sempre ;)

      Excluir
  3. Adoroo ler e esse livro parece ser ótimo!

    www.luanaandrade.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia ele sim, é muito interessante a leitura dele é rápida e "de quebra", você ainda conhece um grande clássico!

      Excluir