Menu Fixo

Menu-cat

28 fevereiro, 2016

Cachoeiro também tem Blogueiro!


Olá eleanáticos! Hoje temos uma matéria SUPER ESPECIAL para vocês. Fizemos uma lista de quatro blog´s que vocês precisam conhecer. Além de possuírem uma escrita versátil, nossos blogueiros são criativos, competentes e, ainda por cima, CACHOEIRENSES ( ou moradores daqui). Essa matéria é para todos conhecerem os blogueiros e seus materiais. E também para mostrar que Cachoeiro tem força cultural, seja na música, cinema, literatura, ou nas redes.


 Apesar de nosso município não promover cultura, ter uma biblioteca que eventualmente troca de local e ter apenas uma livraria, inclusive, de PREÇO ABSURDO, Cachoeiro também tem gente que lê, que escreve, que publica, que grava, que posta, que faz e acontece!  Afinal esse ano temos a BIENAL RUBEM BRAGA e precisamos fortalecer esse ELO CULTUIRAL com nossa cidade, pois a população merece, e nós merecemos muito mais, rs.


028 Culturas




Se você procura um blog com roupagem mais “cult” temos o 028 Culturas que tem a proposta ( assim como nós) de fomentar o que vem sendo feito de manifestação cultural/ artistas, principalmente, aqui em Cachoeiro de Itapemirim. O blog 028 tem um 1 ano de existência, e a equipe original  ( ainda a mesma) é formado pelos nossos colegas Lina Fregonassi (das Letras) , Fernando Caliari e Alice Piassarolo.

( Equipe 028: Fernando, Alice e Lina) 

Lina, uma das blogueiras, ainda destaca “Vitória ainda tem uma divulgação, mas Cachoeiro tem pouco. O objetivo é divulgar principalmente nas áreas de música e de literatura”. A ideia original é divulgar a arte Cachoeirense”. O blog tem cobertura de eventos e postagem de textos ( poema e prosa). Vale comentar que o layout é todo clean (perfeito), também a equipe se desdobra para manter um visual e material de qualidade. Lina Fregonassi e Cia prezam a qualidade!

CONFIRA AQUI

Blog da Simone Lacerda - "Cheiros, ensaios e poesia" 

Outro blog que eu adoroooo (não só pela pessoa; que é hiper QUERIDA) mas também pelos textos e afins é o “Cheiros, ensaios e poesia”. Conheci o blog numa conversa informal na sala dos professores, com a querida Ilma Esquincalha comentei sobre meu blog e Ilma logo rasgou elogios para a escrita da amiga e comentou sobre o blog da mesma.


Depois disso virei admirador dos textos e pitacos que Simone posta em seu mundo virtual. A escritora e também professora de Português eventualmente posta seus ensaios no Jornal O Fato, além de propagá-los em sua página pessoal. Simone conta que tem o blog desde 2011, mas o portal ficou sem atualização por um tempo. Mas, graças aos “deuses literários” ela voltou a escrever e encantar seus leitores.


       Marcus Costa - " O mar, a caneta e a vida"

Outro blog novo é o do Marcus Costa. Marcus ( que eu não canso de elogiar) tem uma escrita voraz e já participou de vários projetos aqui do ELEA. Inclusive, o moço ganhou a primeira edição do nosso reality “ O Roteirista” – ganhando quase todas as provas do concurso. E também foi autor da web-série “Iluminados”.


Em Dezembro de 2014 , ele criou o “O mar, a caneta e a vida” na qual posta textos de própria autoria. Apesar de poucos posts, vale à pena conferir os textos do estudante de Letras. Leia aqui uma pequena descrição do nosso colega “Amo poemas, adoro escrever, embora me falte um pouco de criatividade, anseio ser um bom escritor um dia. Sou louco por música. Contido em meu nome encontra-se o Mar. Uma das minhas outras paixões além das já citadas, e, junto ao mar vem o amar. Grande e infinito (a)mar”.

CONFIRA AQUI

Terra do Nunca
Outro blog que vocês precisam conhecer é o “Terra do Nunca”! Apesar de terem uma temática parecida com o ELEA, o TDN possui uma originalidade e versatilidade tremenda, já que seu canal no youtube abrange diversos assuntos e as matérias abordam esse “mundo pop” com naturalidade.

Mel Santana, que participou do nosso quadro disse “o blog tem 4 anos e o vlog tem alguns meses”. A formação atual é composta pelos estudantes de história Mel Santana e Dan Júnior. A temática tanto do blog, como do vlog é falar sobre séries, livros, coisas pessoais com o objetivo de entreter os leitores e contribuir de alguma forma na blogosfera.




A página no face possui 267 curtidas, já o twitter que foi criado em maio de 2013 tem 251 seguidores. Ainda este ano postaremos projetos de parceria com o TDN. Fiquem atentos!!!

Entrelinhas e Afins

O “Entrelinhas e Afins” é uma forma de fruição, mas que levamos à sério. Em agosto deste ano completaremos 3 anos de vida. Três anos de postagens de contos e web-séries, entrevistas, coberturas de eventos, resenhas de livros, críticas de filmes, e outros quadros literários.



 
Atualmente temos mais de 1.200 curtidas, movimentamos bastante o nosso twitter, ganhamos crescentes comentários nas postagens e fizemos muitas amizades e parcerias. Inclusive neste mês a escritora Elysanna Louzada nos presenteou com uma linda parceria. O nosso canal ainda estamos nos organizando melhor, temos poucos vídeos, mas para 2016 pretendemos bombar nas visualizações.








Temos um público de leitores que chamamos de “eleanáticos”. Atualmente, nosso quadro de blogueiros é formado por Ronald Onhas, Nathália Maciel, Loy Machesini ( Rio Novo do Sul) e a mais nova integrante, Claudiele Ribeiro ( Jerônimo Monteiro).




Nosso objetivo é proporcionar cultura para todos e, principalmente, divulgá-las. Além disso, compartilhar literatura, cinema, TV, artes, música e misturar tudo num liquidificador cultural para os nossos leitores.












OBS: Para matéria não ficar grande. No próximo post listaremos os Vlogueiros de nossa cidade. Espero que gostem e compartilhem para que as pessoas possam conhecer mais nossos blogueiros. Viva a cultura!!!

13 comentários:

  1. Não conhecia nenhum dos outros blogs, vou dar uma olhada agora mesmo. Ótima iniciativa!! Abraços pra vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que acompanhe nossas postagens! Você é de Cachoeiro?

      Excluir
  2. Muito bom, Ronald! Adorei sua iniciativa! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que compartilhar e propagar os cantinhos/ mundinhos do povo! Coisa boa precisa ser propagada! Assim como o "Dicas de Inglês"!

      Excluir
  3. Oi, tudo bom?! Me chamo Daniel e conheci seu cantinho agora. Gostei muito *-*
    Postagem muito bacana, adorei sua ideia.
    Se puder visitar meu blog, fico feliz. Já segui o seu e irei vir mais vezes.
    Abraços !
    Meu blog : bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amei, que iniciativa legal! Na época em que eu tinha um literário, não via coisas assim. Nem pensei em fazer, também, não me passou pela cabeça. Beijos e sucesso para todos!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente as pessoas acham que existe "concorrência" .. e não tem nada disso! Vamos propagar a BLOGSFERA!

      Excluir
  5. Oie, tudo bem? É muito bom quando encontramos outros blogueiros da nossa, nos sentimos mais "em casa". Não conheço muitos aqui na minha cidade, é uma pena, gostaria de fazer mais amizades com blogueiros. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  6. Hey, gente!
    Que bacana vocês divulgarem outros blogueiros da cidade de vocês!
    Parabéns!



    Beijos!


    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
  7. Que post bacana e que iniciativa massa!
    Parabéns,Depois visitarei com calma suas indicações ;)
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, que legal essa postagem...achei o máximo você reunir blogueiros da mesma região...difícil eu encontra alguém aqui perto :(

    Sucesso!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu trabalho, mas conseguimos! Tenta "Literaleitura" o trabalho assim vai bombar. Depois me mande o link!

      Excluir
  9. Ameei o post, amei o blog. Vocês estão de parabéns!!

    ResponderExcluir