Menu Fixo

Menu-cat

12 maio, 2016

Entre Livros: Veneno- Repense seus vilões, Sarah Pinbourough.




Obra: Veneno, Saga Encantadas- Livro 1.
Autora: Sara Pinbourough.
Editora: Única.
Paginas: 223
Há muito tempo, eu adquiri os livros da Saga Encantadas, mas a trilogia ficou parada em minha estante por bastante tempo. Entretanto, este ano eu resolvi dar uma atualizada nas leituras, e lá vamos nós!
O escolhido da vez foi o primeiro livro dessa saga, o “Veneno”. Como sou apaixonada por releituras de contos de fadas, comecei a leitura e, confesso que nas primeiras páginas/capítulos foi bem cansativo, o que me fez parar a leitura por algum tempo, mas depois a história começou a fazer mais sentido e eu não conseguia mais parar de ler!
Veneno” é uma releitura da história de Branca de neve e de sua madrasta. A primeira coisa que reparei no livro foi que a madrasta se chama Lilith, uma referência mitológica a deusa mesopotâmia dos ventos e tempestades, que segundo a tradição judaica e islâmica, é um demônio noturno que seria a predecessora de Eva. Ou seja, essa madrasta não é fraca! (veja mais sobre o mito de Lilith aqui)


Lilith tem seu próprio quarto de magias e não desencanta quanto à maldade que esperamos, a vilã sabe ser má. Por falar em maldade, o que não falta em “Veneno” é quebra de maniqueísmos, ou seja, nenhum personagem é completamente bom ou totalmente ruim.
Não vá ler esperando uma madrasta truculenta e uma Branca de Neve sonsinha, a princesa também prega suas peças na rainha e também sofre e, acredite se quiser, Branca de Neve adora tomar uma cerveja com os anões. O príncipe, o que deveria ser o herói salvador, também pode não cumpre seu papel fielmente.


Particularmente, amei essa versão do conto de fada. Branca de Neve é bem mais humana, é mais parecida com a realidade feminina o que torna a trama um pouco mais real.
A parte que mais me chamou atenção foi quando chega a hora do caçador aparecer em cena. Sem spoilers, mas não há quem não deixa de ser surpreendido com a aparição do suposto “pau-mandado” da rainha. O personagem sai do padrão que estávamos acostumados em todas as releituras que já li, confesso que amei esse caçador-pegador!
Mas a melhor “quebra” de personalidade com o conto que estamos acostumados é quando o Príncipe Encantado faz sua aparição. Sem dúvidas, a relação dele e de Branca de Neve é de deixar o ‘queixo caído’ é realmente uma surpresa.

Enfim, adorei o primeiro livro da trilogia, principalmente as críticas feitas sobre o ser mulher, o poder feminino e príncipes encantados. Se você gosta de romances assim, envolventes e que quebram qualquer expectativa, não deixe de ler “Veneno”. O próximo livro da trilogia chama-se “Feitiço”, e que assim que eu finalizar minha leitura terá resenha aqui no blog!
Não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) e ficar por dentro de nossas atualizações!

Até mais!

12 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Mega feliz em descobrir que você gostou da leitura, estou querendo esse livro faz um tempo, mas é uma saga e confesso que morro de preguiça de ler muitas sagas, depende muito da história pra mim continuar, mas acho que vou acabar lendo essa.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Há um tempo eu também venho tentando ler esse livro, mas a lista de leituras está grande demais, infelizmente. No entanto, gostei de saber que a leitura é envolvente e que os personagens são bem ousados e mais marcantes, eu adoro releituras dos clássicos então acredito que não vou me decepcionar. Espero poder em breve conferir essa leitura.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sempre via esse livro em promoção mas nunca me interessei em saber melhor sobre. Sua resenha está muito boa e esclareceu bastante sobre a obra, além de me deixar super curioso. Espero poder lê-lo em breve!
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nath!
    Sou louca por ler esta trilogia, adoro estas releituras de contos de fadas, mais voltadas para os dias atuais. Nada de princesinha recatada, princesa 'muderna' é o que há! Achei o nome da rainha uma ótima referência.. rs. Esperarei pelas próximas resenhas! XD

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Sempre vejo essa série, mas por algum motivo não me atrai.
    Até gosto da ideia e do conceito, mas ainda assim creio que está faltando algo para eu querer ler.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  6. oi ^^
    eu li essa trilogia faz um tempo e adorei <3
    gostei da sua opinião e fico feliz que tenha gostado, espero que possa ler a continuação em breve. Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  7. Oi. Conheço o livro, quando li algumas resenhas não tinha me empolgado muito, mas tempos depois, uma amiga disse que era minha cara e me emprestou o primeiro da trilogia, fiquei encantada, você em sua resenha disse tudo, concordo com suas palavras, o livro é fantástico, pena que ainda não li os outros.

    ResponderExcluir
  8. Definitivamente esse livro não funcionou nadinha comigo. Achei a narrativa arrastada. Sei lá, não gostei.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa confesso que nunca tinha lido sobre a série e amei saber que é uma versão humanizada dos contos de fadas, vou procurar para ler.

    ResponderExcluir
  10. Oie
    eu também adoro releituras e já comprei essa série pois estava bem barata, estou louca para poder começar a ler e sua resenha me deioxu mais curiosa ainda

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá. Adorei a capa do livro e sou super curiosa para ler uma releitura de conto de fadas. Achei legal o nome da madrasta fazer referência a uma deusa da mitologia. Que bom que nesse livro a princesa não é sonsa e prega peças na madrasta. Vou procurar para ler.
    Beijos.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. foi uma das primeiras releituras que fiquei curiosa pra ler PORÉM os migos me deixam confusa, uns gostam outros nao dai acabei nao lendo =/

    ResponderExcluir