Menu Fixo

Menu-cat

13 maio, 2016

Livros X Adaptações no Cinema

Olá Eleanáticos!!


Vamos falar um pouco sobre Filmes e livros, duas coisas fantásticas!! É muito comum ouvirmos falar que as adaptações fílmicas nunca superam os livros ou que não são fiéis a obra escrita. O que levaria os leitores a fazerem esse pensamento?
Geralmente ao lermos um livro criamos um próprio roteiro em nossa imaginação que fica fixo ali como se fosse um filme. Cada leitor carrega em si suas vivências, de acordo com isso estabelece-se um tipo de relação única com um livro. Portanto esse julgamento seria uma dificuldade que temos em desapegarmos da primeira versão da história criada em nossas mentes.
 A Adaptação do cinema é geralmente a visão do diretor sobre o livro, sendo que essa visão pode coincidir com a nossa ou não. Nem sempre é possível passar para as telas do cinema tudo exatamente que se passou nas linhas do texto, não podendo se esquecer que assim como o escritor do livro pode recriar a realidade o diretor da obra fílmica também pode recriar tendo como pretexto as páginas literárias. Em ambas obras podemos viver intensas emoções e momentos únicos.

Há casos e casos, vamos ver alguns?!

As vantagens de ser invisível

A versão cinematográfica foi bem fiel ao livro, até mesmo o elenco escolhido transmitiu muito próximo as situações e emoções. Vale a pena conferir os dois!



Senhor do Anéis

Outra comparação seria a trilogia Senhor dos anéis que tem uma legião de fãs tanto nos livros quanto nos cinemas. Uma das melhores adaptações, em que alguns detalhes são perdidos, porém essência da saga é mantida, os difíceis personagens, a beleza dos lugares. 



Percy Jacson e o Ladrão de Raios

Não podia deixar de falar de Percy Jacson e o Ladrão de Raios, em que o filme deixou um pouco a desejar em relação ao livro, algumas cenas importantes foram mudadas, poderia ter sido mais fiel.


Podemos encarar as adaptações também como uma grande forma de aproximar da literatura as pessoas que não possuem hábitos de leitura e quem sabe até mesmo não tomar o gosto pelo mundo dos livros!

E você prefere os livros ou as adaptações?

2 comentários:

  1. Olha tenho que confessar que eu ando meu cética com adaptações, sempre me decepciono, tirando o fato de Garota Exemplar, que foi bem fiel ao livro isso sim. Adorei a matéria, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre falei que gostava mais do livro da saga crepúsculo do que o filme , mais não tinha parado pra pensar na visão de quem lê e do diretor.
    Beijo
    www.omliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir