Menu Fixo

Menu-cat

07 agosto, 2016

GENTE COMO A GENTE com Jéssica Rodrigues, do “Leitora Sempre”

A brasiliense Jéssica Rodrigues, nos contou tudo sobre a história do “Leitora Sempre” e a importância do blog em sua vida. A publicitária, de 22 anos, formada em Publicidade e Propaganda, fã de “The Walking Dead” e “Star Wars” é a entrevistada do quadro Gente como a Gente de hoje. E ainda faz questão de comentar sobre as parceiras de equipe, Ana Paula e Brenda.

Leiam a entrevista!

01 – Como surgiu a ideia de criar um blog?
Eu era colunista do blog “Vivendo Livros”, depois também quis compartilhar minha paixão por livros com outras pessoas. Queria ter meu próprio cantinho para partilhar minha opinião com outras pessoas, mas o tempo que fiquei lá como colunista foi essencial para meu aprendizado e sou muito grata ao Bruno pela chance que tive.


02 - Você sempre gostou de escrever?
Sempre gostei de escrever, mas o hábito da leitura só aflorou quando tinha 13 anos e foi por incentivo de uma professora. Eu fazia peças de teatro, lia livros para provas, para fazer trabalhos, com isso acabei criando o gosto pela leitura.

03 - Quem acompanha seu trabalho no “Leitora Sempre”, sabe que você alternas as postagens com a Ana Paula e a Brenda? Como funciona esse revezamento? Dá certo? Qual a relação que você tem com as duas, sem ser com blog ?
Sim, verdade. Não tem uma regra sobre revezamento, mas a cada semestre a gente faz um cronograma de postagens e aí tentamos seguir, porém nem sempre conseguimos, algumas vezes acontecem imprevistos. A nossa relação é ótima, somos amigas e temos uma parceria que vai além do blog. Nós moramos na mesma cidade e sempre estamos juntas, então nossa relação é de amizade mesmo.


                                                   ( Equipe do "Leitora Sempre") 

04 - Como é sua rotina de postagens? Segue um calendário ou posta aleatoriamente?
Então, como disse acima, em cada começo de semestre fazemos um planejamento para determinar algumas coisas do blog, como promoções, dias da semana que vão ser lançadas resenhas e divulgações. Seguimos um calendário e temos uma planilha com os livros que temos que ler, na qual a cada semana vamos atualizando a mesma.



05 – Apesar do blog de vocês serem intitulado como “Leitora Sempre”, somente as meninas comentam e curtem os posts de vocês? Ou vocês também possuem um público masculino ativo?
Sim, temos meninos também. O público-alvo, de certa forma, são as mulheres (de acordo com os números), porém o blog é para qualquer pessoa que se sentir confortável ao ler. Meninas e meninos sempre serão bem-vindos para visitar o blog e compartilhar suas opiniões com a equipe.




06 - Recentemente, você apresentou o seu trabalho de conclusão da faculdade com a temática “A relação entre os blogs literários e o Mercado Editorial”. Aproveitando o gancho: em sua opinião, como eles ( os autores) enxergam nós, blogueiros literários?
Sim, apresentei. Foi um trabalho muito importante para entender o mercado editorial e suas ações de marketing.
Sobre os autores eu penso que eles devem enxergar nós, blogueiros literários, como formadores de opinião e um canal que eles têm para divulgação de seus livros. Quem acompanha a blogosfera literária sabe que tem o lado das brigas e tal, mas eu sempre tento ser positiva e ter uma relação profissional e de amizade com alguns autores. Um bom exemplo disso é a minha relação com a LRDO, autora de Primeiras Impressões, que vai além de parceria entre blog X autor.




07- Como se dá o processo de parceria entre vocês e as editoras? Qual a dica que você dá para os blogs iniciantes que pretendem conseguir parcerias de livros?
Hoje a parceria engloba o blogueiro receber mensalmente livros do catálogo da editora para divulgação (aqui está inserido o processo da leitura, resenha, divulgação e todas as nossas funções como blogueiro).
A dica é “Amor”! Quando você faz seu trabalho com dedicação e amor as coisas acontecem, onde as parcerias são somente uma recompensa do trabalho que você está fazendo. Jamais crie um blog somente para conseguir parcerias, crie porque você ama a literatura a um ponto que você quer compartilhar esse amor com outras pessoas.




08- Aqui, em Cachoeiro ( Sul do Espírito Santo) as editoras e livrarias são muito fechadas para parceria de livros. Você acredita que em Brasília é mais fácil de conseguir essas tais parcerias? Ou você acha que ainda é muito difícil conseguir apoio de tais estabelecimentos, mesmo na capital do Brasil ?
Aqui em Brasília meu contato com as livrarias são ótimas, nossa parceria é fazer eventos no local. O blog, em parceria com a Academia Literária DF, fazemos vários eventos em conjunto, então o pessoal das livrarias já nos conhecem.




09 - O que o “Leitora Sempre “ representa em sua vida?
Tudo. Eu comecei o blog quando entrei na faculdade e nele eu descobri o que realmente queria fazer da vida. A partir dele eu conheci pessoas maravilhosas e que vou levar para vida inteira.

10 – Qual o diferencial do “Leitora Sempre” ?

É uma pergunta difícil e que envolve muitas questões, mas o “Leitora Sempre” é um blog criado com amor e feito com dedicação (não muito diferente dos outros blogs literários), então se você encontra um blog assim você deve acessar, ler, comentar. 

Um comentário: