Menu Fixo

Menu-cat

21 junho, 2017

“Bruxo do Cosme Velho”.


Hoje é uma data muito importante para os amantes da literatura, já parou para pensar de quem é a figura que estamos falando pegando a dica do nosso título? Não? Estamos falando sobre Machado de Assis, figura mais que mais importante para a literatura brasileira. Este epíteto, que usamos no título, tornou-se consagrado a partir do autor Carlos Drummond de Andrade, quando publicou o poema “A um bruxo com amor”, que faz referência a casa (número 18) da Rua Cosme Velho, situada no bairro de mesmo nome, no Rio de Janeiro, onde morou Machado de Assis.
Mas vamos lá, porque Machado de Assis é assim tão importante ao meio literário? Provavelmente, espero que não, você torça a cara ao ouvir falar das obras do autor, entretanto, precisamos entender o motivo de ser tão consagrado. Machado de Assis sempre foi um escritor que foi a frente de seu tempo, conseguiu escrever obras com temas atemporais que são eternas em nosso meio. Além disso, o autor possui uma escrita única e irônica. A ironia, por sinal, é uma das maiores marcas do autor, pense bem, abordar assuntos como traição, loucura, egoísmo, escravidão e tantos outros em um momento histórico em que tudo era proibido e, as leituras que faziam sucesso, eram romances ainda provenientes do Romantismo.


    Machado de Assis chega, então, com escritos em diferentes gêneros literários, mas carregados de uma literariedade e da sua singular maneira de retratar suas histórias. O autor não se enquadrou apenas em um período literário, suas obras correspondem ao Realismo, mas, como disse ASSIS é atemporal. Sua produção literária influenciou vários autores como Olavo Bilac e Lima Barreto.
     Suas obras retratam profundas análises e introspecção de seus personagens, é fantástico ler uma obra do autor, como ele detalha as confusões e desalinhos mentais de seus personagens e das histórias magicamente colocadas nos enredos realistas do autor. Seus escritos dificilmente são escritos de maneira linear, Machado de Assis gosta de brincar com o tempo em suas obras, nada segue os padrões inicio, meio e fim e são essas características que o tornam tão excelente na perspectiva da escrita literária.
      Para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer as obras do autor, existe um site, uma biblioteca digital desenvolvida em software livre, de responsabilidade do Governo do Brasil, ou seja, um site com e-books de diversos autores consagrados gratuitamente para que você usufruía sem moderação. É claro que Machado de Assis tem seu acervo grandioso neste site, clique aqui para conhecer, penso que há todos os títulos do autor.

      Trouxe esse post hoje para conhecermos um pouco mais sobre um autor tão importante, para de torcer o nariz que Machado de Assis não é chato, é questão de perspectiva e de saber apresentar o autor. Ficou curioso e que saber mais? Vá bater um papo comigo lá no chat do Instagram que terei o prazer em responder suas dúvidas! 

Um comentário: