Menu Fixo

Menu-cat

03 junho, 2017

Gente como a Gente com Bia Costa do Blog Livros e Outros Trecos.


Bia Costa concedeu uma entrevista ao nosso blog, ela tem 26 anos, e é uma leonina orgulhosa e dedicada em tudo que faz! Assistente Social por formação, pós graduanda em Psicopedagogia Institucional, designer por amor e leitora com muita emoção. Atualmente administra o blog Livros & Outros Trecos para amantes da literatura e para quem quer inebriar-se nesse fantástico mundo dos livros, com todas suas histórias, personagens e universos paralelos que podem nos levar a mil realidades distintas. Confiram:




1)   De onde nasceu a vontade de criar um ig/blog que falasse de literatura?

Bem, quando mais nova sempre gostei de ler, na época de adolescência meu lugar preferido era a biblioteca da escola e por lá li muitos livros, não tinha essa tecnologia de hoje em dia, porem o tempo foi passando e após concluir o ensino médio as leituras foram ficando de lado. Este ano de 2017 marcados pela minha formatura, e depois pela crise existência e frustração “o que fazer agora?”. Foi nesse momento que a leitura tomou outro papel na minha vida, logo os livros da faculdade e apostilas foram substituídos por livros de entretenimento. A ideia surgiu quando estava na casa da minha mãe, na praia em pleno carnaval, eu estava lendo um livro e eu queria comentar com alguém, falar o quão maravilhoso era a história, mas ninguém se interessou pelo assunto, ai foi para o meu instagram e procurei sobre o livro e descobri que tinham sim, muitas pessoas que queriam falar sobre livros! Nesse momento decidi que queria também participar dessas trocas de experiências literárias!

2)   Como está sendo a interação desde a criação do blog?

No início foi um pouco complicado por conta de aprender a mexer nas configurações do blog em si. Mas tudo fluiu muito bem, no inicio do mês estamos completando apenas dois meses de vida e na minha concepção esta evoluindo bem e organicamente, os seguidores são realmente ativos nos comentários e participação do mesmo. Estou dedicando bastante tempo para produção de conteúdo e interação nas redes, quero o blog seja visto, seja lido e cresça mais.

3)   Você já trabalhou/trabalha com livros ou é sou uma leitora?

Nunca trabalhei com livros. Considero-me uma ‘leitora tardia’ rs, pois comecei meio que tarde né, então não tive aquela fase ‘crepúsculo ou 50 tons de cinza’, mas estou sempre atualizada das novidades do mercado literário, e quero fazer parte desse mercado.


4)   Como é seu dia a dia? Com o que trabalha e como faz para conciliar com a vida de influenciadora digital?

Menina, minha vida é uma loucura, intercalo meu trabalho de designer gráfico onde edito eventos como formaturas/casamentos/aniversários com as atividades da minha pós-graduação, as minhas leituras, a minha vida online, o blog e suas redes. Pensa que acabou? Nãao! rs ainda tenho que dá conta do meu marido que é totalmente avesso as tecnologias e da nossa casa. É, tem que quase ter super poderes! Mas no final das contas consigo dar conta de tudo!

5)   Qual autor ou livro foi responsável por te encaminhar para o mundo da leitura?

Olha, não tenho essa lembrança tão definida na minha cabeça, mas me lembro de um livro que li, quando ainda adolescente que foi responsável por eu continuar frequentando a biblioteca da escola, e acho que foi ali que meu amor pelos livros surgiu. “A fantástica fábrica de Chocolate” que li em uma versão de capa marrom, da editora Martins Fontes (fui procurar na internet e me bateu uma nostalgia incrível), aos 14 anos em 2004. A essa altura o primeiro filme já tinha saído e eu nem sabia, me lembro de que ficava imaginando as cenas e personagens, depois de alguns anos vi o filme de 1971 o antigo e foi minha primeira experiência de ‘livro que virou filme’ nessa época estava para lançar o reboot dirigido por Tim Burton lançado em 2005 e fui assisti no cinema, mas a primeira versão ficou mais fiel a minha imaginação, mas até hoje me encanto com tudo relacionado ao livro, inclusive estou a procura desse livro, O DA CAPA MARROM se alguém souber onde encontro, me falem. 

1   6)   Quais eram suas expectativas antes de criar o espaço e como elas estão hoje, a realidade de produzir conteúdo para internet?

Eu já sabia que é um trabalho de formiguinha, e que os resultados vêm com o tempo, tudo vai depender o tempo investido e da sua paciência, mas especialmente do seu coração, pois tudo que fazemos com amor rende bons frutos! Não tenho pressa mas estou sempre buscando entender melhor como funciona esse mundo e o que posso fazer para otimizar meu tempo e conteúdo.
Eu não imaginava que era um mercado tão grande e concorrido, pois vivemos nessa era de tecnologia e às vezes temos a impressão que os livros foram abandonados. Essa ideia é totalmente equivocada e isso só prova que nessa internet de meu ‘deusoo’ tem  espaço para todo mundo, o importante é ser persistente e fazer por amor, pois se não for assim você desiste na primeira tentativa, pois é complicado você se destacar em meio esse mar de pessoas com o mesmo objetivo!

7)   Além de livros, que assunto você aborda ou pretende trazer para seu blog?

Como o próprio nome já diz, são abordados temas literários em geral, leituras, dicas, tutoriais, tags, tudo relacionados à literatura, tento ser bem diversificada e sempre que possível incluir a tecnologia nos assuntos, afinal, se ela esta ai vamos utiliza-la a favor de nos leitores famintos não é mesmo? E eventualmente posts de diy’s, dicas de moda, cabelo, vestuário e quaisquer outros trecos que aconteça nessa minha louca vida.
Recentemente iniciei um projeto muito interessante “Divulga Autor” que visa abrir espaço para divulgação de obras de autores brasileiros em sua maioria iniciantes, com objetivo de mostrar a literatura brasileira que é tão diversificada para o máximo de pessoas que puder.
Penso que esse espaço, assim como que o blog de vocês abrem é uma boa porta de entrada para os primeiros contatos com a literatura, principalmente para os jovens. Inclusive, preciso aproveitar para agradecer pelo convite para participar do quadro, fiquei lisonjeada!
Tenho planos também, mais para frente montar uma lojinha literária com artigos de papelaria, com ênfase em apetrechos literários e essas fofurices que nós leitores amamos, esse projeto ainda esta em fase de amadurecimento e em breve sai do papel! 

8)   O que o blog representa na sua vida? Você o encara como hobby, trabalho ou hobby que transformará em trabalho?

Bem, como ainda não estou ganhando nada com ele, o considero um hobby, uma missão de vida, uma forma de deixar a minha marquinha no mundo. Como qualquer pessoa empreendedora quer que seu lazer torne-se trabalho! Ou seja, tenho pretensão sim de trabalhar com o blog profissionalmente. Mas isso apenas o tempo dirá!

9)   Como surgem as ideias para os posts do seu blog? O que te inspira?

As ideias são muitas, vem na minha cabeça e anoto no bloquinho de notas, entre um intervalo e outro do trabalho, o percurso de um passeio ou até mesmo antes de dormir vou dando forma as ideias, dando alguns esboços e quando sento no computador estruturo tudo. DE forma geral a inspiração para os posts são simples, coisas corriqueiras, situações do dia a dia e até dificuldades minhas são pautas para o blog! Como entrei no ‘mercado’ tarde, tem muitas coisas como expressões, gírias que não domino muito, então a ideia é tornar isso uma situação engraçada para meu leitor.

10)   Quais são suas expectativas para o futuro do “Livros e Outros Trecos”?

Claro que penso nas melhores possíveis! Quem sabe escrever um livro? rs Quero acompanhar seu crescimento, e abordar cada vez mais assuntos literários que abranjam o máximo de leitores possíveis.
Expandir as possibilidades, e acredito muito que posso me destacar trazendo conteúdos de forma dinâmica e diversificada.
Sabemos que conseguir um blog com bom público e participante é muito difícil nessa geração de youtubers né? Mas aos pouquinhos conquistamos nosso lugar ao Sol. 


Nós, do Entrelinhas e Afins, agradecemos muito a Bia por ter topado, saiba que as portas do ELEA sempre estarão abertas para pessoas bacanas como você! Que conhecer mais um pouquinho do trabalho dela? Confira nas redes sociais da blogueira: InstagramBlog; SkoobFacebookWattpad.
E não deixe de confirar nosso instagram!


Um comentário:

  1. Foi uma satisfação de participar desse quadro! Vocês são muito queridos, estiveram presentes em minhas redes desde o começo! Sucesso a vocês, em especial a Nat, que é uma flor em pessoa! 💗

    ResponderExcluir