Menu Fixo

Menu-cat

11 agosto, 2017

5 livros para levar pra uma viagem

            Olá, eleanáticos. Como você estão? Tudo bem? Comigo está tudo ótimo pois, como todos sabem, o Entrelinhas e Afins está comemorando mais um aninho de vida e eu, Vitor Abou, que já estou aqui desde 2015, quando venci o reality ''O roteirista'', trago hoje sugestões de livros para você levar para sua viagem. Não importa se a viagem vai ser curta, de avião, ônibus, sempre tem espaço para um livro na mala, nem que seja pra ler na espera no aeroporto ou na rodoviária. Então, vamos lá pras minhas cinco dicas. Tentei ser o mais eclético o possível, para agradar a todos.


1 - Cidades de Papel - John Green
           

            O primeiro escolhido é um sucesso de John Green, conhecido principalmente por ''A culpa é das estrelas'', mas que se destaca, e MUITO, em Cidades de Papel. A obra ganhou uma versão para o cinema em 2015, que eu não gostei muito, porém o livro é maravilhoso. Ele fala sobre Quentin, um garoto tímido que é apaixonado pela vizinha, Margo, muito popular na escola. Se você não leu o livro, deve estar pensando que ele é clichê, mas precisa ler para saber como Green amarra bem essa história, pois Margo o convida numa noite para uma aventura. Assim, eles saem, vão ao Sea World e ao SunTrust, um prédio, no qual conseguem ver a ''cidade de papel'', Orlando. No dia seguinte, entretanto, Margo some, sem deixar dicas, cabendo a Quentin ir atrás dela, buscando as pistas. Esse livro de John Green é fascinante, leve, simples, atrativo, prendendo o leitor até o instante final e fazendo-o refletir sobre a própria vida. Enfim, ótimo para você ler numa viagem cansativa, longa.

2 - Os elefantes não esquecem - Agatha Christie


            Em uma lista feita por mim não poderia faltar um livro da Agatha Christie. Essa escritora que eu tanto admiro possui tantos romances policiais incríveis que fica difícil escolher um, mas escolhi, e foi ''Os elefantes não esquecem'', pois foi o primeiro que li dela, inclusive em uma viagem. Portanto, recomendo que você leia em um ambiente mais tranquilo, porque num ônibus barulhento ficará difícil de se concentrar e entender todas as pistas que ela dá. Enfim, na obra, Ariadne Oliver, uma escrita de romances policiais e amiga de Hercule Poirot, detetive marcante nas obras de Christie, fica interessada em desvendar um crime ocorrido há quatorze anos, quando um casal foi encontrado morto perto de um penhasco. Ao longo do livro, as investigações desse crime tão difícil de se solucionar vão sendo encaminhadas, com um protagonismo de Ariadne Oliver, que deixa Poirot, sempre tão importante, em segundo plano. É um ótimo romance policial da autora e super vale a pena a sua leitura.

3 - A revolução dos bichos - George Orwell


            Depois de uma história romântica e uma policial, apresento um clássico de George Orwell, conhecido também por ''1984''. O livro ''A revolução dos bichos'' é, basicamente, uma fábula na qual os bichos cumprem o papel dos revolucionários, insatisfeitos com a dominação e a exploração do Sr. Jones. Com a liderança do Porco Major, os animais organizam-se, expulsando Jones da granja, pois estavam cansados de serem tratados como escravos dos homens. Após a morte do líder deles, uma nova eleição escolhe Napoleão para a função, exercendo um ''governo'' autoritário e até ditatorial, escravizando os outros animais. Com a morte dos que questionavam o governo de Napoleão, o livro consegue trazer referências e alusões aos modelos de governo, ou seja, apesar de divertido, é rico de política e críticas sociais. Independente do posicionamento político do autor, o livro arranca boas risadas e traz a verdadeira face do totalitarismo, como na aproximação de Napoleão aos humanos para se beneficiar. É um livro incrível, que pode deixar a sua viagem ainda mais prazerosa.

4 - A legião estrangeira - Clarice Lispector


            Provavelmente, nesse momento, muitos de vocês devem estar pensando: ''por que o Vitor sugeriu um livro clássico, chato, pra ler numa viagem?''. Infelizmente, esse ainda é o pensamento de muitas pessoas a respeito da Literatura nacional, tão rica e importante. Trago hoje esse livro de contos de Clarice Lispector, que é ótimo pra ler em pouco tempo, pois é curto, e, caso você não consiga ler tudo, é só escolher alguns contos. ''A legião estrangeira'' reúne treze contos sobre cotidiano familiar, infância e solidão, encantando os leitores e aproximando-os dos personagens de maneira extraordinária.  Desde contos mais complexos como ''O ovo e a galinha'' até outros simples, curtos como ''Tentação'', que fala da relações entre humanos e animais, com o encontro entre uma menina e um cão da raça basset. O último conto leva o nome do livro e fecha com chave de ouro a obra, que tem características clariceanas marcantes como a introspecção e o intimismo.

5 - Por lugares incríveis - Jennifer Niven


            No mês de junho, no meu retorno ao ELEA, fiz uma resenha desse livro incrível da Jennifer Niven, que tem tudo a ver com viagens. Se você não leu a resenha, vou resumir brevemente agora, novamente. O livro tem como personagens principais a jovem Violet Markey, uma menina popular, com um belo namorado, planos de fazer faculdade em Nova York; e o depressivo Theodore Finch, um menino visto como o rebelde da escola e que convive com a depressão há bastante tempo. Eles se conhecem no alto de um prédio, prestes a cometerem suicídio, e se aproximam quando precisam, juntos, fazer um trabalho de viagens a ''lugares incríveis'' do estado onde moram. Educativo e emocionante, o livro transmite o verdadeiro espírito da amizade e representa bem os sentimentos dos adolescentes, muitas vezes difíceis de serem compreendidos. A vontade de tirar a própria vida acaba ficando em segundo plano para Violet e Finch depois que se encontram. Finch, até então solitário, encontra em Violet uma companhia, e ela encontra nele uma razão para viver melhor os dias e parar de contá-los. ''Por lugares incríveis'' é uma obra prima, que deve ser lida por todos.


  
E fica por aqui o post de hoje. Durante o resto da semana o ELEA continuará a comemoração dos 4 anos do blog. Não deixe de conferir. E comente sobre o que achou desse TOP 5 para viagens. Já leu algum? Tem interesse? Tem alguma outra dica para levar na mala? Até mais. Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário