Menu Fixo

Menu-cat

03 fevereiro, 2018

Teve “Capitoa” na Avenida


Isso mesmo, teve “Capitoana avenida Capixaba, é que a Escola de samba Independente de São Torquato, de Vilha Velha trouxe o enredo “Mulher independente, capitoa a comandar, Luisa Grinalda a Independentes vai cantar!, reunido em 3 alegorias, 14 alas e 1.200 componentes.


( Fotos: Gazeta Online).


Só para lembrar Luisa Grinalda, viúva de Vasco Fernandes Coutinho foi a primeira governadora do Espírito Santo e serviu de inspiração para Bernadette Lyra escrever “A Capitoa”, lançado em 2014.  Apesar do enredo da obra literária misturar-se com a história do Espírito Santo, o romance é ficcional e pincela historicamente as dificuldades enfrentadas pela donatária no século XVI, aqui nas terras capixabas.


                                            ( Fotos: perfil Bernadette Lyra). 

A escola levou para avenida a réplica da Capitoa, de 2 metros de altura, que foi esculpida por Hippolito Alves. Vale lembrar, que a estátua original fica em exposição na Cada da Memória em Vila Velha, na Prainha.







A Pentacampeã do Carnaval de Vitória compôs um trabalho belíssimo e colorido, levando índios, padres e piratas para avenida; personagens que pincelam o contexto histórico retratado pela escola. Falar de Luísa é catártico, aliás valorizar as figuras femininas capixabas é essencial e mostrar que o empoderamento feminino não é novidade por aqui.






Só para lembrar que Bernadette Lyra já concedeu uma entrevista para o nosso BLOG, aqui.

Um comentário:

  1. Que desfile lindo, amei suas fotos! Deu vontade de estar lá! O conjunto está perfeito, as formas, figurinos, a temática são lindos.

    Excelente post!

    Até mais

    Beto


    www.blogcoisastriviais.blogspot.com

    ResponderExcluir