Menu Fixo

Menu-cat

05 junho, 2018

5 livros de Literatura Brasileira para você ler antes de morrer + Cupons de desconto!



Que a literatura brasileira é carregada de excelentes autores, nós já sabemos. Por isso, resolvi reunir aqui os 5 livros que considero serem imprescindíveis para você, amante de literatura, ler, apreciar e se deliciar enquanto é tempo.
Esta é a minha lista, são obras que tenho muito apreço, mas é claro que há outras obras incríveis também e, se depois que você terminar de ler todos os títulos que estão aqui, ainda lhe sobrar tempo, faremos mais indicações de livros para vocês aqui no blog!
Brincadeiras à parte, apreciem sem moderação a minha singela lista. Para você curtir mais ainda, o site Cupom Válido, um site que reúne cupons de desconto das maiores lojas online, te ajuda a comprar esses livros com aquele precinho camarada. Clicando aqui, você pode acessar ao site e pegar seu cupom de desconto da Saraiva, Americanas, Amazon e Submarino, por exemplo, e economizar nesse tempo de preços exorbitantes do mercado brasileiro, dica de ouro, não deixe de aproveitar.

1)  A Hora da Estrela, de Clarice Lispector:


Este foi um dos primeiros títulos de literatura brasileira que tive contato. Nesta obra, o narrador, Rodrigo SM, conta a história de Macabéa, uma nordestina que não tem família e vive de um subemprego no Rio de Janeiro. Sua ignorância é tamanha que não reconhece nem sua própria infelicidade. A hora da estrela é um mergulho na profundidade do ser humano. Lispector trouxe um narrador que discute a condição existencial em uma obra carregada de metalinguagens onde o próprio narrador mescla os interesses da escritora. Com cerca de 88 páginas, você estará ligado a um romance que aborda vertentes essenciais como política, a psicologia e a alienação.

2)  Dom Casmurro, de Machado de Assis.



Clássico da Literatura Realista, obra ícone de Machado de Assis, que tem estado mais um pouquinho nas discussões do mundo da internet e dos memes. Bento Santiago dispõe a narrar de sua vida, com cerca de 60 anos, para os mais íntimos, Bentinho, possui muito o que contar: Seu relacionamento com a vizinha, a jovem Capitu, que possui de alto poder de sedução com seus “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”. Amores, amizades e uma análise profunda da personalidade de Bentinho, tornam Dom Casmurro um romance atemporal e de vital importância para a literatura.

3)  Vidas Secas, de Graciliano Ramos


Romance que pertence ao período Modernista, traz para o universo literário a vida de uma família retirante que vive a mercê da seca, fome e miséria. Conhecemos cada personagem e sua trajetória triste com a seca por meio desse clássico de Graciliano Ramos. O trabalho com a linguagem, a secura das expressões, a transcrição das impressões e pensamentos, deixam a narrativa mais bela ainda.

4)  O Grande Mentecapto, de Fernando Sabino


Esta narrativa tem como personagem principal Geraldo Boaventura, o Viramundo, o que pode se chamar de Dom Quixote mineiro. Viramundo era de família humilde que o criara de maneira simples, o personagem resolve embarcar em um trem com amigos e, nas cidades que percorre, cria muita confusão e aventuras. É possível inferir também que O Grande Mentecapto faz uma alegoria ao contexto político e civil do Brasil no período da ditadura militar.

5)  Capitães da Areia, de Jorge Amado


A narrativa, também de cunho realista, narra a história dos meninos abandonados que viviam em um trapiche. Órfãos, os meninos se envolvem com a marginalidade e lutam pela sobrevivência. Pedro Bala, o chefe dos Capitães da Areia, comanda o bando e mora nas ruas por mais de 10 anos. O romance traz a veia política e a defesa das minorias que o próprio Jorge Amado Mantinha.


E chega ao fim minha singela lista, isso não significa que esta lista tem fim, aqui é só um apanhado geral de algumas obras. Sentiu falta de algum título? Deixe aqui nos comentários que podemos montar mais alguns posts neste estilo!
Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário