Menu Fixo

Menu-cat

19 julho, 2018

Férias = Leitura- de Sartre a Akapoeta.



@entrelinhas_eafins


Julho é aquele mês que, se você é professor-que é o meu caso, estudante ou tem sorte na vida, sabe que terá um respiro do trabalho para organizar sua vida e recarregar as baterias para chegar até o fim do ano com sucesso. Nada melhor, então, que aproveitar o tempo livre para fazer o que mais gosta. Eu embarquei em leituras muito boas que dividirei aqui com vocês.
Durante esta semana de férias, coloquei em dia algumas leituras que estavam há tempos na minha extensa fila de espera das leituras. Em conversas com amigos ou mesmo no trabalho, sempre anoto dicas sobre leituras, em alguns bate-papos, percebi que sabia muito pouco sobre filosofia. Sou formada em Letras, e é claro que para analisar textos literários tive que estudar filosofia, todavia meus estudos não foram tão profundos e, percebi que se me aprofundasse mais nesta questão, poderia analisar com mais intensidade a literatura que tanto amo.

@entrelinhas_eafins
@entrelinhas_eafins

Resolvi começar minha saga de estudos pela filosofia por Sartre. Uma amiga, em uma conversa, disse a seguinte frase: “O homem está condenado a ser livre.”, ela nem tinha me dito que era de Sartre, contudo, fiquei curiosíssima e fui em busca de maiores informações sobre o autor. Não sabia por onde começar, fui pesquisando aqui e ali, e encontrei o livro SARTRE em 90 minutos, de Paul Strathern para começar.

@entrelinhas_eafins
@entrelinhas_eafins

      Strathern dá um resumo de quem foi Sartre, o desenvolvimento da filosofia defendida por ele, o existencialismo, a relação com a escrita e alguns fatos relevantes sobre o autor. Traz também citações chaves, cronologia do autor e indicações de obras. Para conhecer, é uma excelente leitura; o livro é bem objetivo e com informações relevantes, mas deixa a ânsia de procurar por mais- foi isso que fiz e já procurei alguns títulos principais de Sartre para ler. Para quem quer se aventurar na filosofia, e não sabe por onde começar recomendo a leitura desta coleção de Paul Strathern, que traz diversos filósofos com uma proposta de leitura rápida e fácil, encontrei em pdf e baixei quase todos para meu kindle.

@entrelinhas_eafins
@entrelinhas_eafins

Escolhi também para fazer parte das minhas leituras de férias um livro de poesias, amo poesia e o meu critério de escolha foi outra indicação de amigos: Ana Cristina Cesar. Sempre equilibro minhas leituras entre prosas e poesias, o título A teus pés, de Ana Cristina Cesar chamou minha atenção por vários motivos: Literatura feminina, características de sua escrita-coloquialidade e poesia marginal. Uma poeta que fez parte de conturbados momentos político brasileiro e com uma estética arrasadora.

@entrelinhas_eafins
@entrelinhas_eafins

Seguindo minha linha de estudos filosóficos, Baumam também foi o escolhido para estrelar as leituras deste recesso. Em Identidade, Zygmunt Bauman permite que nós possamos refletir sobre os processos da formação da identidade no mundo contemporâneo. Filosofo que analisa o apreço pelo instantâneo em detrimento das questões sólidas, o futuro em incerteza e os conceitos de modernidade líquida. Ainda estou na metade, mas me deliciando com a leitura. Segue um trecho que me chamou atenção:
“Em nossa época líquido-moderna, o mundo em nossa volta está repartido em fragmentos mal coordenados, enquanto as nossas existências individuais são fatiadas numa sucessão de episódios fragilmente conectados”.

@entrelinhas_eafins
@entrelinhas_eafins

E para finalizar, o livro dos ressignificados, de João Doederlein-ou @akapoeta, sou apaixonada pelos verbetes que são veiculados no próprio instagram do autor. Desde que soube que estes verbetes estariam reunidos em um livro, resolvi comprar. É uma leitura fluida e rápida, mas o que não deixa de ter significado e literatura. Doederlein dá um tom a mais a palavras que já conhecemos, que se tornam poéticas ao serem observadas por outro ponto de vista. O livro também é um exercício a ressignificarmos coisas enfadonhas e clichês em nossas vidas.

@entrelinhas_eafins
@entrelinhas_eafins

Espero que tenham curtido a lista, se quiserem informações sobre onde baixo meus livros, deixe aqui nos comentários ou mande um direct no instagram @entrelinhas_eafins !

15 comentários:

  1. Caramba, que leituras!!! Todas elas, na minha opinião precisam de muita concentração para ler. A maioria são escritores feras e aprendemos muito com suas obras. Eu também aproveitei as férias e li bastante. Pena que estão acabando... :(

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  2. Puxa! Eu queria ter esse tempo de férias em julho para colocar a leitura em dia! Mas anotei algumas das tuas indicações. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, queria ser assim, mas a correria do dia a dia nao me permite "decorar" meus livros, mas faço o possível.
    Nessas férias de julho já tive um belo avanço de leitura e escrita 😊

    ResponderExcluir
  4. Achei todos os livros citados bastante interessantes, cada um com uma proposta diferente mas ao mesmo tempo igual em termos de ampliação de conhecimento filosófico. Gostei muito da lista!

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Nossa faz um tempo que ando namorando esses livrinhos dos pensadores em 90 minutos, mas minha lista de leitura anda tão lotada T.T

    ResponderExcluir
  6. Olá nao conhecia nenhum nem. Os outores
    Eu também aproveitei esse mês para colocar em dia minha leitura
    Gostei mais do livro de poesia da Ana Cesar afinal gosto de poesias rsrs
    Beijão gostei do post

    ResponderExcluir
  7. Seus livros foram bem diferentes um do outro, mas o SARTRE em 90 minutos, de Paul Strathern, me chamou a atenção, vai ser um livro que com certeza lerei, muito boa indicação.

    ResponderExcluir
  8. Em primeiro lugar: adorei seu blog! Passei a segui-lo, pois tem muita, mas muita coisa boa.
    Em segundo lugar: sim, quero saber onde você baixa seus livros. Se você quiser, te mando um direct lá no instagram, perguntando.
    Por fim, ótimas leituras. Nunca li nada da filosofia de Sartre. Dele só li, no fim da adolescência, o romance A Náusea, mas acho que foi muito prematuro pra mim, tanto que eu não lembro mais de quase nada. Sobre o Bauman, não li ainda esse livro dele, mas fiquei muito interessado.
    Volto aqui (ao blog e a esse post, para aprender sobre como você baixa seus PDFs.
    Beijos!
    teofilotostes.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Eu estou querendo muito ler este identidade . Amei as dicas .

    ResponderExcluir
  10. Não estou de férias mas vou registrar essas dicas de leitura!
    Guilherme
    EDUARTMOVEIS.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  11. Li o livro dos ressignificados no começo do ano e achei uma gracinha! Apesar de ser um desses livros pra ler uma página por dia, acabei lendo de uma vez ahaha

    ResponderExcluir
  12. oi, tudo bem ?

    não conhecia os livros mas pelo que pude conferir são ótimas dicas de leituras, uma dica melhor que a outra realmente.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Achei suas indicações maravilhosas e embora esteja um pouco afastada da leitura, elas estarão na minha lista de desejos.
    Beijos
    www.cheiadeassunto.com

    ResponderExcluir
  14. Belissimas escolhas e preferências.Gostei muito das dicas!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Nathalia!
    Agradeço pelas dicas, mas realmente não é o meu tipo de leitura. Fiz filosofia na época da escola, mas realmente não gostava. Vale a dica pra quem gosta do assunto.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir